A S S O C I A O E S P I R I T A N O S S O L A R

Please Wait For Loading

    You Are Currently Here!-
  • Home
  • -Esclarecimento e Família

Esclarecimento e Família

“Há necessidade de iniciar-se o esforço de regeneração em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem sempre amena da auto-educação. Evangelizando o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.” Emmanuel

O que é o Instituto do Esclarecimento e Família?

O Instituto do Esclarecimento e Família é responsável pela evangelização do adulto e da família na Casa Espírita. Esclarecendo, amparando, consolando, visa formar a mentalidade cristã renovada no Evangelho de Jesus Cristo, que ilumina, engrandece e redime o Espírito.

Prepara trabalhadores para atuarem no esclarecimento ao público através da palavra falada, na orientação cristã no lar, nos cursos sistematizados, na evangelização do adulto e da família, no apoio à reforma íntima e no incentivo ao conhecimento edificante contido nos livros espíritas.

Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?

“Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da Verdade. Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa-vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa.

Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.” (Emmanuel, Emmanuel, 13. ed., p. 183).

Como pode ser organizado?

Veja abaixo o organograma do Instituto do Esclarecimento e Família:

Objetivos do Instituto do Esclarecimento e Família?

 1 – Formar a mentalidade cristã;
 2 – Formar trabalhadores esclarecidos para atuarem nas tarefas do instituto do esclarecimento e família;
 3 – Trabalhar pela sustentação e evangelização da família;
 4 – Incentivar e implantar cultos do evangelho no lar;
 5 – Auxiliar na iluminação interior da criatura humana;
 6 – Ministrar cursos que visem a preparação doutrinária e moral dos assistidos;
 7 – Trabalhar pelo ensino e divulgação do esperanto à luz da doutrina espírita;
 8 – Incentivar a leitura, a pesquisa e o conhecimento autodidata;
 9 – Formar expositores da doutrina espírita;
 10 – Ministrar palestras nas reuniões públicas;
 11 – Propiciar a alfabetização cristã de jovens e adultos.

Quais são as atividades realizadas nesse Instituto?

Os seguintes núcleos de trabalho são responsáveis pelos trabalhos realizados pelo Instituto do Esclarecimento e Família:

1 – Escola de Evangelização de Adultos
 – Ministrar cursos doutrinários e sistemáticos para a clientela de freqüentadores adultos dos Postos de Assistência e/ou do Instituto da Caridade da Casa Espírita.
2 – Núcleo de Evangelização da Família
 – Coordenar as atividades de sustentação e evangelização da família.
– Ministrar cursos teórico-práticos que atendam desde a preparação doutrinária e moral para o casamento, até a sustentação e evangelização da família; formando a família cristã e os lares fraternos, que se solidarizam com o amparo, a assistência e a educação da criança em abandono.
– Ministrar cursos teórico-práticos que visem a preparação e evangelização da mulher para o cumprimento da sagrada missão da maternidade.
– Prestar apoio aos lares que cooperam com a guarda, assistência e educação da criança em abandono.
– Trabalhar no apoio aos lares no sentido da educação dos filhos e evangelização da família, através de visitas periódicas.
– Realizar encontros de casais, de mães e da família visando a confraternização e trocas de experiências.
3 – Núcleo de Culto do Evangelho no Lar
 – Coordenar as atividades relativas à implantação e manutenção do culto do Evangelho no lar.
– Coordenar a realização de cultos do Evangelho nos lares, mediante a oferta dos mesmos, em campanha coletiva nas ruas, com local marcado ou não, visando o atendimento ao lar.
– Atender às solicitações de implantação de cultos do Evangelho no lar, através de visitas semanais de até 4 (quatro) semanas.
– Apoiar os cultos já implantados através de visitas periódicas e/ou correspondências.
– Acompanhar os pacientes através da realização do culto do Evangelho nos lares que estão em tratamento espiritual na Casa Espírita, em casos graves de risco maior.
– Confraternizar com os lares que já realizam o culto do Evangelho no lar, visando a sustentação dos mesmos e a troca de experiências.
4 – Núcleo de Reunião Pública
 – Coordenar as atividades referentes à reunião pública.

Como são formados os trabalhadores desse Instituto?

O Instituto do Esclarecimento e Família possui a Escola para Formação de Trabalhadores, a qual segue os mesmos princípios gerais que norteiam as demais Escolas para Formação de Trabalhadores, apresentando divisão do ensino em Grau Básico, Grau Médio e Grau Superior, com currículo estabelecido em Núcleo Comum e Parte Diversificada, bem como os mesmos critérios de aprovação e promoção.